nao sao apenas mortes

Não são apenas mortes


Não são apenas as mortes. Elas por si só já justificariam acabar com a flexibilização e adotar um tranca-rua (lockdown) severo pelo menos por quinze dias. Mas tem mais, a lotação do sistema de saúde além de gerar atraso e desassistência, gera desgaste nos profissionais de saúde. Tanto pela relação conflituosa que se estabelece com os pacientes quanto pelo volume de trabalho muito aumentado. Existe o medo constante de perder o paciente, ficar doente e infectar seus pais e filhos na volta do trabalho e, agora, a ameaça de um maluco invadir seu hospital a qualquer momento aumentando o estresse cotidiano.

Flexibilização somente com a diminuição dos mortos e infectados numa base sólida é o que diz a ciência e o bom senso. Exigir o tranca-rua é o mínimo que nós médicos, cientes do Código de Ética Médica, devemos fazer para mitigar a situação do trabalho médico nessa crise e garantir a diminuição do número de pacientes que colapsa o sistema. Lembrando que o sistema privado nas cidades grandes está sendo tão pressionado quanto o público, pois metade das pessoas tem cobertura e procuram esses serviços na mesma proporção desastrosa causada pela flexibilização da quarentena e a aglomeração das pessoas. Os problemas econômicos devem ser tratados com soluções econômicas e não abrindo mão das soluções de saúde. Exigir maior empenho do Estado no financiamento das garantias sociais e radicalizar a quarentena é a única maneira ética de enfrentar o problema e evitar mais mortos e infectados.

Moacyr Perche
Diretor Presidente
Sindimed Campinas

Fernando Moraes

Fernando Moraes

Sobre o autor: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc eget sem mi. Suspendisse lorem arcu, suscipit quis convallis ac, varius quis ante.

0 Comentários


Adicionar Comentário

Sede Campinas

Rua Luís Gama, 1355
Castelo - Campinas/SP
Tel: (19) 3241-8333 / 3241-8667
E-mail: sindimed@sindimed.org.br

Sede Piracicaba

Av. Centenário, 546
São Dimas - Piracicaba/SP
Tel: (19) 3432-3345
E-mail: piracicaba@sindimed.org.br

Sede Jundiaí

Tel: (11) 4805-6003
E-mail: jundiai@sindimed.org.br